POLITÍCA NACIONAL

Saiba quem são os candidatos a governador do Espírito Santo

Published

on

A Justiça Eleitoral recebeu pelo menos 28 mil registros de candidaturas para as eleições de outubro. A campanha começou na terça-feira (16).

Foram recebidos 12 registros de candidaturas à Presidência e 12 a vice-presidente; 223 para governador e vice-governador, 231 para senador, 10.238 para deputado federal, 16.161 para deputado estadual e 591 para deputado distrital.

No Espírito Santo, sete candidatos concorrem ao cargo. Confira lista completa:

Aridelmo (Novo): 58 anos, é empresário há mais de 25 anos, cofundador da Fucape Business School. Aridelmo Teixeira é também professor e fez doutorado na Universidade de São Paulo (USP) em controladoria e contabilidade. A vice na chapa é a comunicóloga Camila Domingues, de 51 anos, também do Novo.

Audifax (Rede): tem 58 anos, é economista e foi prefeito de Serra (ES) em 2004, 2012 e 2016. Também foi eleito deputado federal em 2010. A vice na chapa da coligação Compromisso com a Vida (Solidariedade, Avante, Pros, PSOL e Rede) é Carla Andresa Nascimento Silva, a Tenente Andresa dos Bombeiros (Solidariedade), de 35 anos.   

Leia Também:  Congresso pode confirmar hoje eleições sem Distritão e com volta das coligações em 2022; saiba tudo

Capitão Vinicius Sousa (PSTU): 38 anos, é policial militar e nasceu em Belo Horizonte (MG). Foi candidato a prefeito de Castelo (ES) em 2016 e a vice-prefeito de Cachoeiro do Itapemirim (ES) em 2020, mas não foi eleito em nenhuma ocasião. A vice da chapa pura é Soraia Chiabai, 62 anos.   

Claudio Paiva (PRTB): o terapeuta de 62 anos nasceu na cidade do Rio de Janeiro. Foi suplente de vereador de Guarapari (ES) em 2016 e candidato a prefeito da mesma cidade em 2020. O vice na chapa é o advogado Marco Aurelio, de 44 anos, do mesmo partido.

Guerino Zanon (PSD): 66 anos, foi três vezes prefeito de Linhares (ES), sua cidade natal. Foi também deputado estadual em 2014. É o candidato da coligação com o PSD, PMB e DC. O candidato a vice-governador na chapa é o empresário Marcus Magalhães, de 55 anos, do PSD.

Manato (PL): o empresário Carlos Humberto Mannato, de 65 anos, é o candidato da coligação PTB/PL. Ele foi eleito deputado federal em 2014. O vice na chapa é o empresário Bruno Lourenço, de 39 anos, do mesmo partido.

Leia Também:  Aprovada urgência para projeto que inclui empresas do setor de saúde entre beneficiárias da desoneração da folha

Renato Casagrande (PSB): José Renato Casagrande, 61 anos, atual governador do Espírito Santo, nasceu no município de Castelo (ES). É formado em engenharia florestal, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), e em Direito, pela Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim. É casado e tem dois filhos. Foi senador, deputado federal, vice-governador e deputado estadual. O vice na chapa é o ex-senador e empresário Ricardo Ferraço (PSDB), de 59 anos.

Atualizado com dados do TSE até 15h45 do dia 17/08/2022

Edição: Denise Griesinger

Fonte: EBC Política Nacional

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLITÍCA NACIONAL

Bolsonaro chama Lula de ‘ladrão’ e diz que ganhará em primeiro turno

Published

on

Bolsonaro discursa para apoiadores em Pernambuco
Reprodução/Facebook

Bolsonaro discursa para apoiadores em Pernambuco

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) , voltou hoje a atacar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em comício na cidade de Petrolina, em Pernambuco. O Chefe do Executivo chamou o petista de  “ladrão” .

Apesar de as pesquisas de intenção de voto mostrarem Lula a frente na corrida presidencial, Jair Bolsonaro afirmou que espera ser reeleito no primeiro turno. 

Durante o comício, apoiadores repetiam o discurso do presidente com otimismo e gritavam “primeiro turno, primeiro turno”. Bolsonaro disse que o país não deseja ter um “ladrão chefiando o governo federal”. 

“O que eu tenho a oferecer para vocês é exatamente o contrário do que o ladrão fez ao longo de 14 anos. Completamos três anos e meio no Brasil sem corrupção por parte do governo federal”, afirmou o presidente.


Bolsonaro também enfatizou pautas econômicas e de costumes. Ele destacou as ações do governo federal para tentar reduzir o preço dos combustíveis e citou números positivos em relação à inflação, desemprego e crescimento do PIB (Produto Interno Bruto).

“O Brasil está no caminho certo. Inflação para baixo. Emprego cada vez mais aparecendo. PIB também crescendo. Pela frente um grande horizonte para todos nós”, disse.

Primeiro turno

A menos de uma semana para o primeiro turno das eleições, Bolsonaro permanece distante de Lula nas pesquisas de intenção de voto. O levantamento Ipec encomendado pela TV Globo e divulgado nesta segunda-feira (26) aponta que o petista segue com chances de ser eleito presidente do Brasil ainda no primeiro turno.

De acordo com a pesquisa, Lula teria 52% dos  votos válidos se a eleição fosse hoje. Seu maior adversário no pleito eleitoral, Bolsonaro  (PL) tem 34% dos votos considerados válidos, cálculo que desconsidera brancos e nulos e eleitores que não sabem ou responderam.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Leia Também:  Comissão aprova proposta que prevê registro em junta comercial da emissão de debêntures no exterior

Fonte: IG Política

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

RIO BRANCO

POLÍTICA

POLÍCIA

ACRE AGORA

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI