RIO BRANCO

Devido a alto nível de lama no Rio Acre, Rio Branco terá racionamento de água

Published

on

O alto nível de turbidez na água captada do Rio Acre é o principal causador do racionamento no abastecimento de água potável na capital acreana que ocorrerá nos próximos dias.

O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira,15, pelo Diretor-presidente do Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto de Rio Branco, Enoque Pereira. De acordo com o presidente da autarquia, a quantidade de lama no leito do manancial já estava obrigando os operadores das estações de tratamento a usar uma quantidade maior de produtos químicos no processo de limpeza e purificação da água distribuída. Mas, com o repiquete repentino do últimos dias agravou ainda mais a situação, fazendo com o processo nas estações de tratamento ficasse comprometido.

“Esses dias na captação da água nas estações começou a surgir uma quantidade acima do normal de lama, o que ocasionou o uso de uma quantidade maior dos produtos usados na.limpwza da água captada, daí tivemos a situação agravada pelo repiquete repentino que ocasionou o aumento do nível de turbidez das águas, essa turbidez nada mais é que a aparência, a cor da água por causa das partículas estranhas existentes e misturadas à água, dando a ela uma característica cada vez mais ‘barrenta’. Para tos uma ideia a turbidez normal em Rio Branco antes do tratamento e de no máximo 1000, mas ontem chegamos a registrar um nível de 4,5 mil. Hoje estamos com. Um nível de 3,5 mil e a tendência é aumentar porque está ocorrendo vazante do rio em Assis Brasil e essa água começa a chegar nas próximas horas aqui na capital.”, explicou Enoque.

Leia Também:  Acre registra primeiro caso suspeito de Varíola dos Macacos

Por conta do excessivo aumento no nível de turbidez das águas do Rio Acre e também devido à desaceleração da captação e processo de purificação da água, Enoque Pereira alerta a população para que os moradores ‘economize’ água e evite gastos desnecessários, pois vai haver um racionamento até a turbidez do Rio Acre atingir níveis aceitáveis.

“Alerto aos moradores para que evite gastos excessivos de água. Que utilizem o produto com o máximo de prudência, pois será necessário”, alertou.

O coordenador da Defesa Civil municipal, coronel Cláudio Falcão, também participou da coletiva e afirmou que o nível do manancial sofrerá elevação “pelos próximos dias”, já que está ocorrendo a vazante do rio na região do municipio de Assis Brasil.

“Há uma previsão de que essas águas chegarão aqui em 72 a 96 horas. Tá descendo muito balseiro e tivemos que realizar a retirada desses entulhos que estavam enganchados nas bombas de captação”, disse o oficial.

Marfisa Galvão, prefeita em exercício ressaltou que a medida fugiu do controle pois trata-se de um fenômeno natural e não há como prever um repiquete.

Leia Também:  Titulo da materia Titulo da materia Titulo da materia

“Foge do nosso controle, pois trata-se de um fenômeno natural. Mas, podem ter certeza que tudo que estiver ao nosso alcance para resolver esse problema o mais rápido possível”, comentou a prefeita em exercício, Marfisa Galvão.

Notícias da Hora

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

RIO BRANCO

Servidores da saúde de Rio Branco denunciam cortes irregulares nos salários

Published

on

Cerca de 46 servidores da saúde de Rio Branco denunciaram que sofreram cortes irregulares nos salários do mês de junho.

Os funcionários teriam percebido os cortes ao acessarem os contracheques.

Ao ser procurado, o secretário de gestão administrativa, Jonathan Santiago disse que houve um problema na folha de pagamento deste mês, mas que seria resolvido, e que até o próximo dia 30 o restante dos salários será pago.

Com informações AC 24 Horas

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Leilão do Detran oferta 170 veículos com lances de até RS 8 mil em Rio Branco
Continue Reading

RIO BRANCO

POLÍTICA

POLÍCIA

ACRE AGORA

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI