TECNOLOGIA

Netflix pode usar tecnologia de alta definição, decide Justiça do Rio

Published

on

source
Netflix é acusada de quebra de contrato com a DivX, empresa responsável por fornecer vídeos de alta qualidade para a plataforma
Felipe Moreno

Netflix é acusada de quebra de contrato com a DivX, empresa responsável por fornecer vídeos de alta qualidade para a plataforma

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro restabeleceu a liminar que determina que a gigante de streaming Netflix pare de usar uma tecnologia de compressão de vídeos da desenvolvedora de softwares americana DivX. O prazo para que a Netflix troque sua ferramenta de compressão vídeos vence nesta sexta-feira (24). Caso não obedeça à determinação, a justiça impôs uma multa diária de R$ 50 mil.

O restabelecimento da liminar, que havia sido derrubada ano passado, foi decidido pelos desembargadores da 24ª Câmara Cível do TJ do Rio, que deram dois votos favoráveis e um contra. A também americana DivX acusa a Netflix de ter quebrado uma de suas patentes para oferecer esse tipo de conteúdo aos brasileiros sem ter licença para isso.

A tecnologia patenteada pela DivX permite a compressão de vídeos em alta definição, e é utilizada para reproduzi-los com maior velocidade, sem prejuízo da qualidade da imagem. Essa tecnologia permite a disponibilização de vídeos no formato Ultra HD e 4K, com imagens de maior definição.

Leia Também:  Kindles antigos vão perder acesso à loja de e-books da Amazon

No processo, a Netflix afirmou que não usa a tecnologia, mas paradoxalmente alegou que cessar o uso da invenção da DivX lhe causaria enormes prejuízos. Essa contradição foi constatada na decisão dos desembargadores, que afirmaram que as defesas da empresa de streaming são “descritas em estilo gramatical por vezes ambíguo”.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG

“Um recurso não teria efeito suspensivo imediato da liminar e a decisão terá que ser cumprida. Ir à Justiça foi o recurso encontrado para proteger novos investimos no desenvolvimento dessa e novas tecnologias”, disse Carlos Aboim, advogado da Divx.

No processo, a Netflix alegou não usar a patente da DivX. Aboim explica, entretanto, que o uso da tecnologia foi demonstrado em cinco pareceres técnicos elaborados por professores de centros de pesquisa de excelência no Brasil (USP, UFRJ, UFF, UERJ, PUC-Rio) apresentados ao tribunal do Rio. Segundo a DivX, não haverá prejuízo para os usuários da Netflix.

Leia Também:  Google diz que Chrome está ainda mais rápido no macOS e supera Safari

Como a tecnologia da DivX é reconhecida por patentes nos principais mercados globais, a disputa entre as empresas também é mundial. No Brasil, a tecnologia é protegida por patente de 2018 concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Os EUA e a China também reconhecem a validade da patente da DivX.

No ano passado, a Justiça brasileira concedeu uma decisão provisória (liminar) para que a Netflix deixasse de usar o produto, mas a plataforma recorreu e ofereceu uma garantia de R$ 10 milhões enquanto o processo estiver correndo. A oferta foi aceita pela Justiça, e a liminar, derrubada. Procurada, a Netflix ainda não se manifestou.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

TECNOLOGIA

Google Hangouts será encerrado e usuários migrarão para o Chat

Published

on

Google Hangouts será encerrado em novembro
Bruno Gall De Blasi

Google Hangouts será encerrado em novembro

O aplicativo Hangouts será encerrado em novembro deste ano, anunciou o Google nesta segunda-feira (27). Desde que o Google Chat foi disponibilizado para todos, em novembro de 2020, os usuários têm sido incentivados a migrar para ele, abandonando de vez o Hangouts.

A partir desta segunda, porém, a abordagem será mais enfática, já que todos os usuários que ainda usam o Hangouts serão notificados para migrarem para o Chat. Esse processo fará com que o serviço seja encerrado no final do ano.

“Para a maioria das pessoas, as conversas são migradas automaticamente do Hangouts para o Chat, por isso é fácil continuar de onde você parou. No entanto, incentivamos os usuários que desejam manter uma cópia dos dados do Hangouts a usar o Google Takeout para fazer o download dos dados antes que o Hangouts não esteja mais disponível em novembro de 2022”, aconselha Ravi Kanneganti, gerente de produto do Chat, em publicação no blog do Google. Para baixar suas conversas, clique aqui .

O Google Chat é uma evolução do Hangouts, trazendo novas funções. Além de mais emojis, GIFs e outros recursos divertidos, o aplicativo mais recente também traz ferramentas mais avançadas de produtividade, facilitando o trabalho de equipes remotas.

Fonte: IG TECNOLOGIA

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

RIO BRANCO

POLÍTICA

POLÍCIA

ACRE AGORA

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI