TECNOLOGIA

Por que Elon Musk se preocupa tanto com bots no Twitter?

Published

on

source
Elon Musk suspende compra do Twitter
Reprodução/Instagram – 26.04.2022

Elon Musk suspende compra do Twitter

Elon Musk anunciou nesta sexta-feira (13) que  sua oferta de US$ 44 bilhões para comprar o Twitter está temporariamente suspensa por conta da falta de detalhes sobre o número de contas falsas ou robôs na rede social.

De acordo com analistas ouvidos pela Bloomberg, o argumento do bilionário pode ser um blefe para reduzir o valor da transação. Mas, afinal, por que Musk se preocuparia tanto com a presença de bots no Twitter? 

O que são bots e por que eles preocupam Musk?

Qualquer conta automatizada que publica sem a necessidade de um humano por trás é considerada um bot (ou robô, em português). No Twitter, bots não são proibidos, desde que obedeçam as regras da plataforma – existe até um selo para perfis automatizados.

Existem perfis que publicam automaticamente a previsão do tempo ou dicas de autocuidado, por exemplo. Esses são permitidos na plataforma. O que o Twitter não tolera em seus termos de uso são bot usados para fins maliciosos, como golpes digitais, disseminação de desinformação ou manipulação política. Esses são conhecidos como bots de spam.

Leia Também:  Variante Delta não preocupa e maioria dos acreanos escolhe as praias do RJ para as férias do meio do Ano.

É justamente com esse segundo tipo de Musk se preocupa, sobretudo com aqueles que aplicam golpes relacionados a criptomoedas, mercado do qual ele é entusiasta. Quando teve sua oferta de compra do Twitter aceita, Musk prometeu que “derrotaria os bots de spam”.

O Twitter possui formas de derrubar esses bots, mas elas não são completamente eficazes. Recentemente, a rede social divulgou um relatório que estima que contas falsas e de spam representam menos de 5% de seus usuários ativos diários.

Atualmente, a rede social tem 229 milhões de usuários ativos diários, o que significa que há até 11,4 milhões de bots maliciosos circulando na plataforma.

Os robôs, além de prejudicarem o debate público e colocarem a segurança de usuários em risco, podem afastar pessoas da rede social e colocar em risco a reputação da plataforma. Foi justamente este recente levantamento que Musk usou de argumento para suspender a negociação. “O acordo do Twitter está suspenso temporariamente por conta de detalhes pendentes que suportam o cálculo de que contas falsas/spam representam, de fato, menos de 5% dos usuários”, afirmou o empresário.

Leia Também:  Twitter vai proibir todo tipo de propaganda política

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

TECNOLOGIA

Após suspender compra, Musk diz que algoritmo do Twitter é manipulador

Published

on

source
Elon Musk diz que algoritmo do Twitter manipula usuários
Reprodução/Instagram – 26.04.2022

Elon Musk diz que algoritmo do Twitter manipula usuários

Elon Musk afirmou, na noite deste sábado (14), que o algoritmo do Twitter manipula seus usuários. Através de sua conta na rede social, ele pediu para que seus seguidores mudassem o feed para a versão cronológica para verem a diferença entre os conteúdos que aparecem quando a plataforma os seleciona ou quando eles chegam na ordem em que são publicados.

A declaração foi feita após  Musk suspender temporariamente a oferta de compra da rede social – ele afirma que ainda tem interesse na aquisição.

“Você está sendo manipulado pelo algoritmo de maneiras que você não percebe”, escreveu Musk. “Não estou sugerindo malícia no algoritmo, mas sim que ele está tentando adivinhar o que você pode querer ler e, ao fazê-lo, manipula/amplifica inadvertidamente seus pontos de vista sem que você perceba que isso está acontecendo”, continuou.

Em seguida, Musk disse que abrir o código do algoritmo do Twitter é a forma correta de resolver o problema. “O código aberto é o caminho a percorrer para resolver tanto a confiança quanto a eficácia”, declarou.

Essa é uma das medidas que o bilionário anunciou que realizaria após comprar a plataforma, mas ela é bastante discutida por pesquisadores de desinformação.

Ao abrir completamente o código, a plataforma pode dar aos criadores de campanhas de desinformação a “receita do bolo” para viralizar no Twitter. Além disso, a medida não é considerada eficaz em termos de transparência porque seria necessário conhecimento técnico para compreender o algoritmo, o que não resolveria o problema do entendimento pelo público geral da rede social.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

RIO BRANCO

POLÍTICA

POLÍCIA

ACRE AGORA

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI