Política

Eleições na Índia: qual é o significado da maior votação do planeta?

Faltando 1,5 mês para o pleito, a eleição geral da Índia será a maior já realizada no planeta. O primeiro-ministro Modi planeja ser o vencedor pela terceira vez consecutiva. Entretanto, membros da oposição argumentam que a Índia se tornará menos livre quando o atual primeiro-ministro for reeleito.

Os oponentes de Modi

As pesquisas de opinião foram realizadas há pouco tempo. Elas confirmam que o partido de Modi, o BJP, e seus associados serão os vencedores das pesquisas de adesão à Lok Sabha. O BJP chegará à câmara baixa do parlamento da Índia pela terceira vez consecutiva.

A Lok Sabha elege o primeiro-ministro e este determina os chefes dos ministérios. O partido de Modi obteve 303 assentos nas pesquisas de 2019. A aliança de partidos, que inclui o BJP, obteve um total de 352 assentos.

O principal oponente do BJP nas pesquisas é uma aliança de partidos de oposição liderada pelo Congresso Nacional Indiano. Mais de 20 partidos se juntaram ao Congresso para formar uma aliança nacional para o desenvolvimento inclusivo.

Entre os membros mais importantes do Congresso estão o chefe da União Mallikarjun Kharge, Rahul e Priyanka Gandhi. Esses últimos são filhos de Rajiv Gandhi. Sonia Gandhi é considerada uma líder influente das forças de oposição. Entretanto, há uma percepção de que ela não fará uma campanha tão vigorosa quanto em 2019.

O partido AAP do governo de Délhi está incluído na aliança, juntamente com vários partidos importantes das regiões. Há pouco tempo, 3 líderes do partido foram presos, acusados de corrupção. A AAP está acusando o atual primeiro-ministro e o BJP de tentativa de vingança política. O BJP nega a acusação.

Você também terá interesse em ler sobre VBet

Principais aspectos que afetam a votação

O primeiro-ministro diz que o papel da Índia no cenário mundial cresceu devido ao seu crescimento econômico e à estreita cooperação com os Estados Unidos. Os EUA buscam fazer da Índia sua própria aliada no confronto com a China.

Há pouco tempo, Modi lançou programas de bem-estar. Por exemplo, os indianos mais pobres receberam grãos gratuitos. Além disso, um subsídio mensal de INR 1.250 é concedido a meninas de famílias pobres.

Quanto ao Congresso, os representantes do partido dizem que o número de desempregados, especialmente entre os jovens, continua alto. O Congresso promete maiores benefícios sociais para as meninas, 3 milhões de empregos adicionais do governo e maiores oportunidades de treinamento para aqueles que concluíram a faculdade. Além disso, o Congresso diz que não permitirá que a Índia se torne um regime autocrático.

Grupos minoritários acreditam que enfrentam discriminação e agressões regularmente. As minorias alegam que têm de viver como “pessoas de segunda classe” sob o governo do BJP – uma acusação que o partido nega.

A comunidade internacional Freedom House, que luta pelas liberdades dos cidadãos, acredita que o BJP está cada vez mais visando os membros da mídia. A comunidade classifica a Índia como um país parcialmente livre.

Quando ocorrerá a votação?

As eleições serão realizadas em várias seções eleitorais e levarão 7 dias. Os resultados serão anunciados em 04.06.2024. As eleições serão escalonadas para permitir que a polícia garanta a segurança da votação. Serão usadas milhões de máquinas eletrônicas. Elas permitirão que os indianos escolham entre os candidatos ou votem contra todos.

Quem está qualificado para votar?

A Índia é considerada a detentora do recorde em termos de número de pessoas que vivem no país. O país abriga 1,4 bilhão de pessoas. 969 milhões delas estão aptas a votar em 2024. Isso representa aproximadamente 1/8 da população mundial.

Aqueles que têm cidadania indiana e têm pelo menos 18 anos de idade são elegíveis para votar. Além disso, é preciso estar registrado nas listas de eleitores. Aqueles que quiserem votar devem ter cartões de registro de eleitores. 13,4 milhões de indianos que moram no exterior estão qualificados para votar. No entanto, eles precisam se registrar e retornar ao país para fazer isso.

O tamanho do país é de 3,3 milhões de quadrados. De acordo com as regras de votação, uma seção eleitoral deve estar perto de cada casa residencial. Em 2019, a seção eleitoral estava localizada em uma área florestal remota para o único indiano que vivia lá.

Resultados da votação

Há 543 representantes eleitos na Lok Sabha. O partido precisa de um mínimo de 272 assentos para formar uma maioria. Os representantes da Lok Sabha são eleitos por 60 meses e representam um determinado distrito eleitoral. Aquele que obtiver o maior número de votos ganha a cadeira.

131 assentos são reservados para deputados de grupos que são oficialmente reconhecidos como de baixa renda. No país, essas pessoas representam cerca de 25%. Além disso, o governo indiano aprovou um ato legislativo sobre a concessão de 1/3 dos assentos para mulheres. No entanto, essa lei começará a vigorar no futuro e ainda não entrou em vigor.

Trending

Exit mobile version