Política

Lula pede maior integração dos países sul-americanos

Durante sua visita à Colômbia, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva falou sobre a necessidade de fortalecer os processos de integração entre os países sul-americanos. Ele enfatizou que somente juntos os líderes sul-americanos poderão negociar com as potências mundiais em pé de igualdade e chegar a acordos comerciais favoráveis.

Luiz Inácio Lula da Silva disse que o fortalecimento das interconexões ajudará os países da região a ganhar mais respeito na arena internacional, o que, por sua vez, favorece a conclusão de acordos comerciais promissores. O líder brasileiro também expressou a necessidade de uma cooperação estreita na luta contra o crime transamazônico, enfatizando a importância desse aspecto para a segurança e a estabilidade na América do Sul.

Falando no Fórum Empresarial Brasil-Colômbia, ele enfatizou a importância da independência econômica dos países sul-americanos para elevar seu status no cenário mundial. Ele está convencido de que a maior força do continente permitirá que suas nações ganhem o respeito das potências mundiais, incluindo os Estados Unidos, a União Europeia, a China, a Rússia e a Índia. Luiz Inácio Lula da Silva enfatizou que o desenvolvimento do continente não depende de subordinação, mas de uma posição ativa e confiante nos assuntos internacionais.

O líder brasileiro também observou que os investimentos diretos entre o Brasil e a Colômbia totalizaram quase 7 bilhões de dólares em 2023. Em sua opinião, os laços econômicos entre os países devem ser fortalecidos, já que juntos representam um mercado com potencial de 255 milhões de consumidores. A posição geográfica da Colômbia, que liga o Caribe, o Oceano Pacífico e a Amazônia, faz do país um parceiro indispensável na região.

Luiz acredita que o Brasil e a Colômbia estão em uma boa posição para reindustrializar suas economias. Ele também enfatizou a possibilidade de exportar tecnologias sustentáveis, destacando que 90% da eletricidade do Brasil é proveniente de fontes renováveis.

No início do dia, o presidente brasileiro se reuniu com o líder colombiano, Gustavo Petro. Durante a reunião, ele expressou a opinião de que os dois países deveriam cooperar na luta contra o desmatamento, o crime organizado e a mineração ilegal, que é um problema sério para a Amazônia em ambos os países.

Vai gostar : VBet: O gigante das Apostas que Domina a Esfera on-line

Trending

Exit mobile version